Ainda há muita dúvida e também muita desinformação sobre a dor lombar. Provavelmente você já escutou algo que não é condizente sobre a dor.
Por isso, separamos as 3 principais dúvidas para você compreender se é verdadeira ou falsa, confira!
1 – Todo exame de imagem determina a origem da dor?
MITO!
Achados em exames de imagem NÃO determinam a origem da dor. Você sabia que a artrose, a hérnia de disco, em muitos casos são assintomáticas? Ou seja, possui alguma patologia específica, mas não apresenta dores.
Muitas pessoas com certeza possuem ou já tiveram e não apresentaram dor atualmente.
Nas lombalgias a grande maioria dos dores é INESPECÍFICA. Mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que não possuem uma origem certa e afirmamos isso por dois motivos: Primeiro, não existem testes específicos suficientes para todas as estruturas que envolvem esta região, segundo, há fatores envolvidos não mensuráveis fisicamente como: estresse, ansiedade, depressão, sedentarismo, obesidade entre outros.
Portanto se apareceu na imagem uma hérnia de disco com dor ou sem dor, RESPIRA, RELAXA e busque um bom profissional para te orientar.
2 – A Dor lombar é a causa N˚1 de afastamento do trabalho?
VERDADE!
Esta é uma verdade absoluta, infelizmente a dor lombar é a causa número 1 MUNDIAL em afastamento do trabalho, não é apenas no Brasil e muito menos em países subdesenvolvidos, não importa a instrução e muito menos a condição financeira, a lombar está incomodando a todos!
A revista inglesa LANCET publicou um artigo que retrata esta situação mundial, preocupante e alarmante: as reincidências vêm aumentando a cada ano, assim como os novos casos.
Vários são os motivos para que a dor lombar tenha se tornado um grande “vilão” para os sistemas de saúde.
A maior e mais preocupante motivo é a quantidade de mitos que envolvem esta doença, a propagação de informação errada e cheia de interesses, prejudicando a melhora dos pacientes.
Há um desinteresse dos profissionais da saúde em estudar as novas evidências científicas e mudarem suas abordagens, muitas vezes ultrapassadas. Adivinha quem sofre com isso? Sim, a população!
3 – Em caso de dor lombar o repouso é sempre indicado?
MITO!
A maior falácia e irresponsabilidade que podem cometer com quem tem dor lombar é pedir que faça repouso.
É preciso manter-se ativo, claro que com as limitações do quadro agudo e posteriormente conforme o quadro inicial vai melhorando o nível de atividade também vai aumentando.
Mas ficar em absoluto repouso esperando a dor passar é um erro gravíssimo. Existem inúmeros movimentos possíveis ideais para quem sofre com a dor lombar, nós Fisioterapeutas, possuímos o conhecimento necessário para avaliar, identificar e selecionar quais são os ideais para cada condição.
E por falar em Fisioterapia, você sabia que as intervenções realizadas pelo fisioterapeuta especialista em coluna e dor, tem recomendação “A”, antes mesmo da medicação?
Hoje, tomar remédio é considerado plano “B” para o tratamento da dor lombar. Segundo os mais recentes estudos científicos, a fisioterapia deve ser a primeira opção de tratamento.
E você sabia que a corrida fortalece o disco vertebral? Pois é, a revista Scientific Reports publicou em 2017 um artigo afirmando que a corrida fortalece o disco vertebral em casos de hérnia.
Correr faz bem para coluna vertebral. Um paradigma importante quebrado pela ciência, não é mesmo?
Mais uma vez concluímos que estar em movimento é o melhor remédio para tratar e prevenir esta tão temida dor, mas se ela aparecer, nós da Pró-Columna temos as ferramentas necessárias para te ajudar a melhorar, conte sempre conosco.
Se você sofre com as dores na lombar ou conheça alguém que tem estas dores, compartilhe esta informação.
Entre em contato conosco e vamos juntos identificar o melhor tratamento para devolver a sua qualidade de vida de volta.