A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco. Seu nome vem do termo sKolios, que significa torto ou curvado, e quer dizer: uma curvatura vertebral lateral anormal.
Descubra mais sobre a escoliose: o que, sintomas e tratamento!
O que é Escoliose?
A escoliose é uma deformidade óssea na coluna vertebral, chamamos de idiopático, um termo usado para todos os casos onde não existe uma causa específica para estes desvios, portanto, a origem exata é ainda desconhecida.
Existe o tipo funcional e estrutural:
Nas estruturais, a deformidade óssea está correlacionada com um problema congênito ou adquirido, que afeta diretamente determinado segmento da coluna e, na maioria dos casos, é irreversível.
Nas funcionais, a estrutura óssea permanece preservada. As curvaturas surgem como manifestação secundária para compensar os desajustes causados por um distúrbio em outra parte do corpo, como o crescimento assimétrico das pernas, por exemplo.
A escoliose acontece em 2 a 3% da população mundial, somente 0,1 a 0,3% destes casos necessitam de cirurgia e 80% são idiopáticos, ou seja, causas desconhecidas. As pessoas mais vulneráveis a esta patologia são as mulheres.
SINTOMAS:
A escoliose, dos casos leves aos mais graves, podem causar alguns destes sintomas, dentre eles estão:
- Dor;
- Deformidades de tronco que limitam a capacidade biomecânica funcional do tórax;
- Diminuição da capacidade de exercício;
- Diminuição da aptidão geral e capacidade de trabalho,
- Dores musculares, de intensidade leve ou alta, a depender de cada caso;
- Sensação de fadiga nas costas, especialmente após um período prolongado na posição sentada ou em pé;
- Mudanças no aspecto emocional e social devido à aparência estética.
Todos estes aspectos juntos comprometem e muito a qualidade de vida da pessoa. O diagnóstico pode ser realizado através de testes clínicos e de radiografias e outros:
- Raio X;
- Tomografia computadorizada;
- Exames de ressonância magnética;
- Avaliação postural (análise de assimetrias)
TRATAMENTO:
Para proporcionar a melhor qualidade de vida aos portadores de escoliose idiopática o tratamento conservador é indicado em 99,7 a 99,9% dos casos.
É extremamente importante tratar a escoliose no seu crescimento, pois:
- Melhora a dor e a incapacidade;
- Melhora a qualidade de vida;
- Melhora a aparência estética de quem possui deformidades causadas pela escoliose.
O tratamento consiste em uma variedade enorme de exercícios e técnicas como a quiropraxia, a osteopatia, a terapia manual ortopédica e o Pilates.
Existem exercícios específicos para a escoliose e exercícios gerais. O importante é fazer uma mescla dos 2 tipos de exercícios.
A frequência de atendimento varia de acordo com a complexidade da escoliose, dependendo também da motivação e da capacidade do paciente em realizar o tratamento, podendo ser de 2 a 3 sessões de fisioterapia especializada por semana.
Para proporcionar os melhores resultados para quem tem escoliose, é indicado uma equipe multidisciplinar durante o tratamento, como: fisioterapeuta especializado, médico ortopedista, educador físico e psicólogo.
Precisa de uma avaliação? Entre em contato conosco e conheça nossas técnicas e nossos profissionais!