Escolha uma Página

O esporão de calcâneo é uma deposição de cálcio em excesso na região do calcanhar, modificando o contorno desse osso devido o surgimento de uma pequena espícula óssea, que se assemelha com uma espora, por isso o nome “esporão”.

Muitos estudos demonstram que o esporão de calcâneo é muito mais um achado radiológico, que efetivamente uma patologia.

O que isso significa?

Significa que uma imagem de raio-X apresentando esta alteração no contorno ósseo não é fator determinante para justificar a dor que o paciente sente naquela região. Uma vez que várias pessoas com esta protuberância óssea não apresentam nenhum sintoma.

Os fatores que podem levar ao aparecimento deste achado são: sobrepeso, diminuição do movimento do tornozelo, arco plantar com curvatura acentuada, uso em excesso de salto alto e esportes de impacto.

Podemos concluir que o esporão de calcâneo tem maior relação com as consequências de outros desarranjos musculoesqueléticos, e estes desarranjos são efetivamente os precursores dos sintomas dos pacientes.

O esporão de calcâneo pode ser incômodo para os pacientes por produzir dor pulsante na região do calcanhar, no entanto esta dor tende a ser intermitente.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor ao permanecer longos períodos de pé;
  • Dor matinal (principalmente logo após acordarem);
  • Dificuldade para ficar descalços;
  • Vermelhidão e calor local.

Como o esporão de calcâneo está associado a um desarranjo musculoesquelético, pode ser:

  • Encurtamento de panturrilha e tendão de Aquiles;
  • Instabilidade de tornozelo;
  • Fraqueza de músculos intrínsecos do pé;
  • Alterações biomecânicas na caminhada e corrida

E qual o melhor tratamento?

O tratamento de primeira linha é a fisioterapia especializada. Raríssimos são os casos descritos que necessitam de cirurgia para remoção do esporão.

Dentro do tratamento são utilizadas várias técnicas, que vão de acordo com a avaliação do paciente, pois são vários os fatores que podem estar envolvidos nos sintomas. O importante aplicar os recursos que tem validação científica. Podem ser desenvolvidos tratamentos com laserterapia, terapia manual, fortalecimento muscular específico, treino de marcha e ajustes biomecânicos.

Importante é identificar a necessidade individual de cada paciente, e assim, personalizar o atendimento, para um resultado mais rápido, seguro e eficaz. A atenção exclusiva do fisioterapeuta com um único paciente é parte fundamental para o sucesso do tratamento.

A Clínica Pró-Columna entende a necessidade quem sofre com as dores, por isso, a nossa principal filosofia é o atendimento individual, ou seja, tratamos cada caso como único. Fazemos uma avaliação completa e identificamos o real motivos das dores. 

Saiba mais, entre em contato conosco e agende a sua avaliação.